top of page

Tags Populares

Nos siga

  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram

Buscar

Maratonista de 77 anos com performance de mulheres jovens

Atualizado: 17 de out.


Pesquisadores estudaram a performance da corredora Jeannie Rice, para descobrir como podemos nos manter saudáveis ​​à medida que envelhecemos.


Maratonista Jeannie Rice, correndo numa esteira de laboratório de fisiologia realizando o teste cerdiopulmonar
Jeannie Rice, 77, maratonista e recordista em provas femininas no seu grupo etário realizando o teste cardiopulmonar. (Loughborough University)

A performance e o interesse científico

A queda de desempenho de corredores é comum com o avanço da idade, de forma significativa, a partir dos 70 anos. Mas não para Jeannie Rice, Maratonista de 77 anos com performance de mulheres jovens. Isso motivou pesquisadores da Universidade de Maastriech, na Holanda, a estudar a maratonista para entender como os humanos podem manter a saúde no envelhecimento.

Os testes fazem parte de um estudo de caso publicado no Journal of Applied Physiology. Entre vários testes, entre eles o teste cardiopulmonar (TCP), corrida em esteira com intensidade crescente enquanto mediam seu consumo de oxigênio e frequência cardíaca. Também coletaram sangue para avaliar lactato (subproduto do metabolismo energético).

Quem é Maratonista de 77 anos com performance de mulheres jovens?

Rice nasceu em Seul, Coreia do Sul, e é cidadã americana.  Tem 1,57 m e pesa 43 kg. Ela começou a correr aos 35 anos, com o objetivo de perder peso. Um ano depois, correu sua primeira maratona em Cleveland, sem treino sério (terminou em 3h45min) e achou que poderia melhorar. Seis meses depois, em Columbus, cravou 3h16min na segunda maratona — 29 minutos a menos — e se classificou para Boston. Quebrou recordes mundiais femininos na categoria 75-79 anos em todas as distâncias e, em alguns casos, superou os homens mais rápidos da mesma faixa etária.

Em março deste ano, ela completou sua 133ª maratona em Tóquio, com o tempo de 3 horas e 38 minutos. Essa prova a tornou uma “Six Star”, uma medalha concedida a atletas ao completar as seis maiores maratonas do mundo (Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York.

O que o estudo revelou

O principal indicador de capacidade aeróbica e resistência — consumo máximo de oxigênio (VO₂ máx.) — atribuído a ela equivale ao de uma mulher de 25 anos, segundo testes realizados após seu recorde mundial (3h33min27s) na Maratona de Londres no ano passado. O VO₂ máximo registrado foi de 47,8 ml/kg/min, o maior já documentado para uma mulher com mais de 75 anos, o que é impressionante considerando sua idade e coloca seu desempenho aeróbico no nível de atletas jovens.


Gráfico indicando parâmetros fisiológicos do teste cardiopulmonar
Resposta fisiológica durante as avaliações laboratoriais submáximas (C). Os pontos indicam: VO2 (azul), VO2 (vermelho) e frequência respiratório (cinza). (Journal of Applied Physiology)

Equilíbrio entre treino e recuperação

Rice corre 80 km/semana (112-120 km em preparação para maratonas), com um dia de descanso. Faz musculação leve 3x/semana. Quase nunca sofreu lesões por excesso de treinamento, mantendo alta quilometragem por anos.

Além da predisposição genética para alto VO₂ máximo, outros fatores oferecem insights:

Dieta saudável: Evita frituras e doces; consome saladas, vegetais, arroz, peixe e nozes. Às vezes, saboreia queijo.

Paixão e propósito: "Amo correr e ser exemplo para atletas mais jovens", disse Ricect. Ela também inspira corredores mais velhos.

Vida social e hobbies: Tem vida social ativa e adora dançar (exceto na semana antes de provas importantes).

Gratidão: "Talvez eu só tenha sorte. E bênção", reflete.

"Me sinto tão jovem quanto aos 50 e quero continuar assim até os 80", disse Rice. "Essa é minha meta."


Nunca é tarde para iniciar. Descubra suas possibilidades

A trajetória de Jeannie Rice transcende números e recordes. Ela nos mostra que o tempo não é um limite, mas uma oportunidade de superação contínua. Que sua história inspire atletas, profissionais da saúde e todos que acreditam no poder da longevidade ativa. Porque envelhecer com excelência é possível — e ela correu para provar isso.

 
 
 

Comentários


bottom of page