top of page

Tags Populares

Nos siga

  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram

Buscar

O monitoramento da frequência cardíaca no repouso e no exercício

Atualizado: 16 de out.

Qual a importância do monitoramento da frequência cardíaca?


Pessoas se exercitando no parque
A prescrição e monitoramento do exercío baseados na frequência cardíaca é seguro e otimiza o resultado

A frequência cardíaca

A frequência cardíaca (FC) é o número de vezes que seu coração bate em cada minuto (bpm). A função é bombear sangue para todos os órgãos do corpo. Os batimentos cardíacos, podem variar durante o dia. Isso ocorre quando, saímos do repouso para realizar alguma atividade que requer algum esforço ou em mudanças de estados emocionais, por exemplo. A frequência cardíaca quando medida em repouso ou relaxados, nós chamamos de frequência cardíaca de repouso (FCR).



Entenda o monitoramento da frequência cardíaca no repouso e no exercício

A idade e o nível de atividade afetam a FC. É possível, entretanto, considerar que existem alguns parâmetros de normalidade. A FCR é quando seus batimentos bombeiam uma quantidade mínima de sangue que atendem às necessidades do corpo no estado de repouso. Ela varia de indivíduo para indivíduo.

Em adultos, uma taxa de FCR considerada normal, de acordo com a American Heart Association, vai variar entre 60 a 100 bpm. Entretanto, fatores como idade, nível de atividade física, em atletas, por exemplo e alguns medicamentos como os betabloqueadores podem impactá-la. Algumas pessoas podem ter batimentos por minuto abaixo de 60, algumas vezes abaixo dos 40 bpm e isso ser considerado uma frequência normal.

Cciclista espanhol pedalando durante competição
Miguel Indurain, ciclista espanhol

O ciclista espanhol Miguel Indurain, por exemplo, um dos maiores de todos os tempos, apresentava FCR entre 28 e 32 (bpm). Em uma ocasião, foi registrada a marca mínima de 28 bpm, um número extremamente baixo comparado à média de 60–100 bpm para adultos. Durante o período que trabalhei no Santa Cruz Futebol Clube, de Recife, o jogador Carlos Eduardo Batista (Batata) registrava a FC de 40 bpm, em repouso.


O que é FC máxima e como avaliar?

É a FC que alguém pode alcançar durante o esforço máximo, quando o nível da fadiga impede a continuação da atividade. O meio mais seguro e eficaz de avaliar a FC máxima é através do teste ergométrico ou o teste cardiopulmonar (padrão ouro).  Além da FC máxima os dois testes avaliam a capacidade física, as respostas fisiológica, metabólica, hemodinâmica e possível resposta isquêmica do organismo durante o esforço. Para o profissional de educação física, o laudo do teste é fundamental para decidir sobre objetivos, metas, prescrição e monitoramento do exercício.

A FC máxima pode, também, ser prevista, utilizando cálculos simples que vão ajudá-lo a estimar e monitorar a intensidade do treino, otimizando os resultados e benefícios do exercício.

Você pode estimar sua frequência cardíaca máxima relacionada à frequência de acordo com a sua idade. Embora desprezada por alguns profissionais da saúde, existem argumentos sólidos para sua utilização, como a sua aplicabilidade em programas de reabilitação cardíaca. Encontre a sua FC máxima prevista subtraindo a sua idade de 220. Por exemplo: 220-35 = 185.



Como definir o alvo da FC durante o exercício?

De acordo com American Heart Association (AHA), o alvo da sua FC durante as atividades, de moderada a intensa, é em torno de 50% a 70% da sua FC máxima. Atividades mais vigorosas podem ser realizadas em torno de 70% a 85% da sua FC máxima. Por exemplo, 185 bpm x 0,7 (70%) = 130


Frequência cardíaca normal vs. perigosa

Normalmente, a frequência cardíaca em repouso de uma pessoa deve variar entre 60 e 100 (bpm), dependendo de certos fatores, como exercício e idade. No entanto, algumas pessoas têm batimentos cardíacos fora dessas faixas e ainda são perfeitamente saudáveis. A FC abaixo de 60 bpm, chamado de bradicardia, pode não indicar um problema. Por exemplo, um atleta de elite pode ter uma frequência cardíaca em repouso muito baixa (40 bpm), no entanto, em outras situações pode indicar sepse ou outra condição que precise de atenção médica.

Por outro lado, uma frequência cardíaca acima de 100 bpm, chamada taquicardia também pode precisar de atenção médica. Uma frequência cardíaca tão alta pode indicar um problema no coração ou no sistema cardiovascular. Isso justifica o monitoramento da frequência cardíaca tanto no repouso quanto no exercício.


Proteja o seu coração

Você deve sempre procurar cuidar bem do seu coração. Isso inclui fazer exercícios regularmente, comer alimentos saudáveis ​​para o coração, minimizar o consumo de álcool e manter um peso moderado. Além disso, você deve visitar seu médico regularmente para exames físicos. Não é apenas uma boa prática, mas também pode ajudar na detecção precoce de anormalidades de colesterol alto ou pressão arterial.

Comentários


bottom of page