top of page

Legado, o Exemplo de Los Angeles 1984


O Brasil sediou entre 2007 e 2014 vários eventos internacionais importantes, chamados de megaeventos. Por exemplo, os Jogos Pan-Americanos (2007), Os Jogos Mundiais Militares (2011), A Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo de Futebol (2014). Em todos, a alegação comum dos governos e autoridades esportivas, para justificar os investimentos, foi o decantado legado. Alguém pode descrever os legados para o País dos eventos citados? Ou especificar a relação custo/efetividade dos bilhões investidos? Quem acredita em legados da Olimpíada Rio 2016? A palavra legado está desgastada.


Vamos ilustrar o que pode ser chamado de legado. O exemplo vem da Fundação LA84, criada com fundos excedentes dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984. A Fundação é uma instituição privada sem fins lucrativos. Foram aplicados mais de $ 220.000.000 para cumprir sua missão desde 1985. Até a presente data, mais de 3 milhões de meninos e meninas, e mais de 1.100 novas organizações esportivas em todo o sul da Califórnia se beneficiaram dos investimentos. Elas continuarão sendo apoiadas nos próximos anos.


MIssão


A missão da LA84 é servir a juventude através do esporte, aumentar o conhecimento sobre o esporte e seu impacto na vida das pessoas. A Fundação apoia uma ampla variedade de programas esportivos para a juventude; Concede subvenções para organizações esportivas para jovens dentro dos oito municípios mais ao sul da Califórnia, além de promover os próprios programas para a juventude e programas de formação de treinadores, alguns dos programas se tornaram modelos em todo o país. Treinadores competentes, para a LA84, garantem que os jovens atletas desfrutem de mais benefícios da prática esportiva. São oferecidas clínicas de treinamento durante todo o ano. Mais de 75.000 treinadores já participaram das clínicas, que são abertas a todos os treinadores, são gratuitas ou disponíveis a um custo baixo.


Biblioteca


A Fundação LA84 opera a maior biblioteca de pesquisa sobre esportes na América do Norte. O Paul Ziffren Resource Sports Center é um centro de pesquisa e aprendizagem dedicada ao avanço do conhecimento esportivo e concessão de bolsa de estudos.


A diferença fundamental entre nós e os americanos está no abismo cultural que nos separa em relação ao esporte.


Para saber mais http://www.la84.org/

29 visualizações
Destaques
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
    bottom of page