top of page

Estrutura, Força e Potência Musculares

ESPORTES'21 divulga mais um artigo da seção Tome Ciência. Apresentamos um resumo do artigo (em tradução livre) publicado no Journal of Sports Science and Medicine e disponibilizamos o link para download. Informações sobre o artigo original são encontradas no final da página.


Título: Estrutura dos membros inferiores e as relações entre força, potência e rigidez muscular nos exercícios excêntricos, em adolescentes atletas.


O estudo teve como objetivo determinar a existência de relações entre a estrutura e a força muscular dos membros inferiores; e a rigidez (tônus) dos membros em exercícios excêntricos, em atletas adolescentes. As variáveis foram medidas durante a realização de salto contra-movimento – pliometria, e salto iniciado em posição de agachamento (squat jump). Participaram do estudo trinta atletas júnior de surf, sendo 23 masculino e 7 feminino, com idades entre 10 e 14 anos

Os resultados do estudo sugerem a obtenção de maior espessura do músculo vasto lateral (VL) e do músculo gastrocnêmio (LG) e sua relação com a melhoria da força máxima e força isométrica, provavelmente devido ao aumento da hipertrofia dos músculos extensores. Além disso, este aumento da espessura estava relacionado a uma maior rigidez dos músculos durante a ação excêntrica. O aprimoramento da força dos membros inferiores permitiu uma maior ativação neuromuscular durante um ciclo de alongamento-encurtamento, base para a melhoria da força explosiva ou potência muscular.


Destaques na revisão:

  • Numerosos estudos têm demonstrado que altos níveis de força nos membros inferiores do corpo e a força explosiva são qualidades físicas chave na maximização do desempenho atlético (Meylan et al, 2012; Secomb et al, 2014;. Sheppard et al, 2008).

  • Além disso, tem sido destacado como a força e a força explosiva aumenta ao longo da maturidade (De Ste Croix et al., 2003), e como tal, é necessário compreender melhor como desenvolver essas qualidades na adolescência até a idade adulta.

  • Pesquisa de corte transversal anterior tinha identificado que o arranjo estrutural, e o tamanho dos fascículos dentro de um músculo estão associados com a expressão de força e força explosiva em populações adultas (Brechue et ai, 2002;. Earp et al, 2010;. Secomb et al., 2015b).

  • Embora os estudos transversais forneçam uma melhor compreensão das relações entre a estrutura muscular e as qualidades físicas, é necessário observar que estes estudos foram realizados em populações adultas. Como tal, a aplicação de tais resultados com adolescentes devem novamente ser feitas com cautela, pois os efeitos da maturação podem alterar qualquer uma dessas relações obtidas.


Informações do Original


Periódico

©Journal of Sports Science and Medicine (2015) 14, 691-697

Título

Relationships between Lower-Body Muscle Structure and, Lower-Body Strength, Explosiveness and Eccentric Leg Stiffness in Adolescent Athletes

Autores

Josh L. Secomb 1,2, Sophia Nimphius 2, Oliver R.L. Farley 1,2, Lina E. Lundgren 1,2, Tai T. Tran 1,2 and Jeremy M. Sheppard 1,2

1 Hurley Surfing Australia High Performance Centre, Casuarina Beach, Australia, 2 Centre for Exercise and Sport Sci-ence Research, Edith Cowan University, Joondalup, Australia

17 visualizações
Destaques
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
    bottom of page