top of page

Política de esporte nos anos LULA e DILMA


Publicado em 2015, o livro analisa com rigor as gestões dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef


O livro

Lançado em 2015, o livro Políticas de Esporte nos Anos LULA e DILMA, revela com consistência metodológica e crítica esse período da história do esporte no Brasil.Alternaram-se nesses anos momentos de boas expectativas e decepções incontáveis. A criação do Ministério do Esporte, em 2003, por exemplo, gerou a esperança de consolidar a política de esportes, que não ocorreu como o esperado.

“Para apreciar as idiossincrasias do governo Lula e Dilma na área esportiva, este livro se dedicará, a partir de uma reflexão crítica, à análise de diferentes dimensões, aspectos e indicadores necessários à organização das políticas públicas e sociais”,

A citação está na apresentação do livro pelo organizadores Wagner Barbosa Matias, Pedro Fernando Athayde e Fernando Mascarenhas.

O livro reúne a produção do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer (AVANTE/UnB). Para a publicação, os organizadores reuniram as várias publicações sob a forma de artigos científicos, de diferentes autores. São 10 Capítulos, divididos em três partes, com os temas: Agenda do Esporte; O Tema do Financiamento e Os Programas Sociais. .

O livro é um dos documentos mais densos e abrangentes que já se produziu no país sobre política de esporte. Portanto, essencial para estudiosos, pesquisadores e aqueles que pretendem debater e contribuir para as mudanças necessárias nas políticas públicas nesse setor.



Os Capítulos

  1. Megaeventos esportivos e Educação Física: Alerta de tsunami (Fernando Mascarenhas)

  2. Megaeventos esportivos no Brasil: de expressão da política esportiva brasileira para a da concepção neodesenvolvimentista de planejamento urbano (Lino Castlano Filho)

  3. Jogos Oímpicos rio 2022: vencedores e perdedores (Wagner Barbosa Matias e Fernand Mascarenhas)

  4. Lulismo e futebol: os discursos de um torcedor presidente (Fernando Mascarenhas, Silvio Ricardo da Silva, Mariângela Ribeiro dos Santos)

  5. Primeiras aproximações de uma análise do financiamento da política nacional de esporte e lazer no governo Lula (Pedro fernando Athayde, Fernando Mascarenhas, Evilásio Salvador)

  6. A Lei de Incentivo Fiscal e o (não) direito ao esporte no Brasil (Wagner Barbosa Matias, Pedro Fernando Athayde, Edson Marcelo Húngaro, Fernando Mascarenhas)

  7. O financiamento do esporte olímpico no Brasil: uma análise do ciclo de Londres (2009-2012) (Marcelo Resende Teixeira, Wagner Barbosa Matias, Fernando Mascarenhas)

  8. O "lugar do social" na política de esporte do governo Lula (Pedro fernando Athayde)

  9. Política social de esporte e lazer no governo Lula: O programa Esporte e Lazer da Cidade (Marcelo Resende Teixeira, Wagner Barbosa Matias, Pedro Fernando Athayde, Fernando Mascarenhas)

  10. Programa de formação esportiv na escola - Atleta na Escola: fundamentos lógicos e circunstâncias históricas (Nadson Santana, Edriane Nascimento,Pedro Fernando Athayde, Fernando Mascarenhas)



8 visualizações
Destaques
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
    bottom of page