top of page

Acordo histórico


Depois do acordo histórico entre os EUA e Cuba para retomar as relações diplomáticas, surge a parceria entre os Comitês Olímpicos Australiano (AOC) e o Comitê Olímpico Cubano (COC) para o desenvolvimento do esporte nos dois países.

Os Comitês assinaram acordo de parceria, em que as duas organizações compartilham recursos para ajudar o esenvolvimento de atletas e treinadores antes da Jogos Olímpicos do Rio 2016.

O acordo também visa promover a cooperação global na luta contra a dopagem no desporto. Ele foi assinado pelo Presidente John Coates AOC e o secretário-geral Ruperto Herrera Tabio do COC.

Depois da ascensão de Cuba no cenário esportivo internacional, fortemente influenciada pelo apoio técnico e financeiro da antiga União Soviética, o esporte cubano vem declinando sua posição nas últimas décadas devido, em grande parte, as mudanças nas relações de cooperação com os soviéticos e a Rússia atual. Mudanças políticas e crise na economia mundial influenciaram para a retirada do apoio. Agora, a cooperação com os australianos, que está prevista para um período de quatro anos, pode significar uma nova etapa para os cubanos.

No âmbito da parceria, eles irão compartilhar informações sobre ciência do esporte e medicina esportiva, bem como a construção de novas instalações. A AOC e COC também irá estabelecer uma plataforma para o intercâmbio de conhecimento acadêmico em uma tentativa de elevar o nível desportivo dos dois países. "Este acordo vai ajudar atletas e treinadores australianos e cubanos para obter sucesso no maior palco esportivo do mundo, os Jogos Olímpicos", disse Coates. "A Austrália tem estado na vanguarda da luta para erradicar o uso de substâncias proibidas no esporte e estará olhando para reforçar ainda mais este compromisso com o Comitê Olímpico Cubano."

Assim como uma parceria para Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do próximo ano no Rio de Janeiro, os dois Comitês Olímpicos Nacionais também irão trabalhar em estreita colaboração para Tóquio 2020. Cuba obteve o seu maior sucesso nos Jogos Olímpicos de Sydney, quando foi palco para o evento em 2000, levando para casa um total de 29 medalhas, incluindo 11 medalhas de ouro. Em Londres 2012, Cuba conquistou cinco medalhas de ouro, três de prata e seis bronzes, enquanto a Austrália obteve 35 medalhas em 2012, incluindo sete ouros.

4 visualizações
Destaques
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
    bottom of page