O Brasileiro e a Olimpíada 2016


Faltando 100 dias para a abertura da Olimpíada Rio2016, os fatos surgidos no dia-a-dia, as notícias que vêm sendo divulgadas e a percepção dos brasileiros e estrangeiros não são nada animadores quanto à possibilidade de sucesso do evento. A frustração pela não classificação do medalhista olímpico César Cielo e a queda da ciclovia Tim Maia, com a morte de dois ciclistas, são exemplos do tempo momento difícil para a organização dos Jogos, governos e público, nas vésperas da Olimpíada. Isso, se não bastasse a crise política e econômica que o país está passando. Enquanto isso, o estado do Rio de Janeiro atravessa uma crise financeira e estrutural das mais sérias.


Quanto aos legados, expectativas e percepção dos brasileiros pela realização da Olimpíada no país, a pesquisa Jogos Olímpicos – percepção e engajamento, publicada em fevereiro deste ano pela Hello Research, Agência de pesquisa e inteligência de mercado, exibe a redução de interesse dos brasileiros, a falta de conhecimento sobre o evento e, assim, a reduzida perspectivas de legados sociais e culturais.


Um dos primeiros levantamentos feitos sobre o interesse dos brasileiros, a 500 dias dos jogos, 34% se diziam interessados no evento, hoje são apenas 24%. A pergunta foi: O quanto você diria que é a favor da realização dos Jogos no Brasil?



Esportes 21 pesquisou sobre o interesse dos britânicos pela Olimpíada de Londres, em 2012. A pesquisa Inspiring a generation: A Taking Part report on the 2012 Olympic and Paralympic Games mostrou que, em 2012, 69,2% da população do Reino Unido apoiavam a realização dos Jogos.


As duas pesquisas, por terem utilizado quantidades diferentes de entrevistados e períodos diferentes de duração da pesquisa, não podem ser comparadas, mas é possível verificar que o interesse pelos Jogos foi diferente, entre as duas populações.




Outros dados da pesquisa entre os brasileiros denotam a falta de conhecimento da população. Exemplos: 25% não sabem que vai acontecer Olimpíada no Brasil. Isso significa cerca de 50 milhões de pessoas; 8 em cada 10 brasileiros não sabem citar o nome de um único atleta nacional. Daí, como esperar legados da Olimpíada?



#olimpíadas #olimpíadasrio2016 #pesquisa

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
Destaques
Arquivo
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon