top of page

O Brasileiro e a Olimpíada 2016

A pesquisa Jogos Olímpicos, percepção e engajamento, revela interesse dos brasileiros pelos Jogos.

Faltando 100 dias para a abertura da Olimpíada Rio2016, os fatos surgidos no dia-a-dia, as notícias que vêm sendo divulgadas e a percepção dos brasileiros e estrangeiros não são nada animadores quanto à possibilidade de sucesso do evento. A frustração pela não classificação do medalhista olímpico César Cielo e a queda da ciclovia Tim Maia, com a morte de dois ciclistas, são exemplos do tempo momento difícil para a organização dos Jogos, governos e público, nas vésperas da Olimpíada. Isso, se não bastasse a crise política e econômica que o país está passando. Enquanto isso, o estado do Rio de Janeiro atravessa uma crise financeira e estrutural das mais sérias.


Quanto aos legados, expectativas e percepção dos brasileiros pela realização da Olimpíada no país, a pesquisa Jogos Olímpicos – percepção e engajamento, publicada em fevereiro deste ano pela Hello Research, Agência de pesquisa e inteligência de mercado, exibe a redução de interesse dos brasileiros, a falta de conhecimento sobre o evento e, assim, a reduzida perspectivas de legados sociais e culturais.


Um dos primeiros levantamentos feitos sobre o interesse dos brasileiros, a 500 dias dos jogos, 34% se diziam interessados no evento, hoje são apenas 24%. A pergunta foi: O quanto você diria que é a favor da realização dos Jogos no Brasil?