top of page

Fair Play


Cenas assim nos faz lembrar a necessidade de "combater a passividade instalada em torno da educação para os valores". O trato pedagógico do esporte pode contribuir para a formação ética. O comportamento assumido pelo atleta nas diversas situações da competição depende como ele valoriza a ética e o fair play. É assim também na sociedade.

No esporte é possível encontrar exemplos de respeito pelo adversário, impossibilitado de competir em igualdade de condições. Além disso, o reconhecimento público por atitudes iguais ao do ciclista espanhol Agustin Navarro contribui para promover tais comportamentos.

A prova de ciclismo ocorreu em Cantabria, Espanha, no domingo 13 de dezembro.O rival Ismael Esteban estava bem à frente de Navarro e ganharia com folga o terceiro lugar. Mas um dos pneus da bicicleta de Esteban furou. Navarro tinha a oportunidade de ultrapassar o adversário e ganhar o bronze. Mas, num gesto digno de um verdadeiro esportista, Navarro não ultrapassou Esteban. Reduziu a velocidade e seguiu pedalando atrás do rival, que carregou a bicicleta sobre o ombro até a linha de chegada. No vídeo é possível ouvir os aplausos do público pela atitude do ciclista.

12 visualizações
Destaques
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
    bottom of page