Entidade planeja inclusão da modalidade nos Jogos de Los Angeles, EUA, em 2028
Vídeo promocional COI (em inglês)
O evento
O COI anunciou nessa quarta-feira, 1 de março, os detalhes da Olympic Esports Series 2023, criada pelo COI, com a colaboração das Federações Internacionais e produtoras de jogos eletrônicos.
O evento é anunciado quando ainda se discute no Brasil se o e-Sports é esporte ou entretenimento. Para a ministra do Esporte, a ex-atleta Ana Moser, os jogos eletrônicos não são esporte, mas entretenimento.
Certamente, o apoio do COI a essa modalidade tenderá a mudança de postura da ministra em relação ao tema.
Aqui mesmo no blog, Esportes21, já opinou em defesa do e-Sports, para que seja considerado esporte. Este momento significa a maior revolução já vista nos Jogos, e nos esportes, desde os gregos nos anos 400 a.C.
A partir do 1º de março, jogadores profissionais e amadores de todo o mundo serão convidados a participar de rodadas de qualificação em uma série de jogos. Os jogadores classificados terão a oportunidade de disputar as finais, presenciais, em Cingapura, entre 22 a 25 de junho, no Suntec Center de Cingapura, com transmissão global ao vivo através do Olympics.com.
Para o COI, a Olympic Esports Series 2023 marca mais um passo no apoio ao desenvolvimento de esportes virtuais dento do Movimento Olímpico, conforme estabelecido na Agenda Olímpica 2020+5, na Recomendação 9, que propõe “Incentivar o desenvolvimento de esportes virtuais e envolver ainda mais as comunidades de videogames”,
“O Movimento Olímpico une as pessoas em uma competição pacífica. A Olympic Esports Series 2023 é uma continuação disso, com a ambição de criar mais espaços de jogo para jogadores e fãs da competição de elite. Estamos ansiosos para testemunhar algumas das melhores competições do mundo no cenário global, bem como explorar juntos oportunidades e lições compartilhadas - em saúde e bem-estar, treinamento e inovação”, disse David Lappartient, presidente do IOC Esports Liaison Group.
As modalidades
Os jogos em destaque inicialmente confirmados em nove esportes são:
Tiro com Arco
Beisebol
Xadrez
Ciclismo
Dança
Desporto motorizado
Vela
Taekwondo
Tênis
A escolha das modalidades tiveram como argumento principal o fato de simularem virtualmente as modalidades já presentes no programa olímpico e que envolvam atividade física. Ficaram de fora alguns dos games mais populares em todo mundo, como o League of Legends e Valorant.
O COI avalia a possibilidade de inclusão dos Esprts nas Olimpíadas de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028.
Palavras do presidente do COI Thomas Bach: “A Olympic Virtual Series é uma nova e única experiência digital olímpica, que visa aumentar o envolvimento direto com novos públicos no campo dos esportes virtuais. Sua concepção está alinhada com a Agenda Olímpica 2020+5 e a Estratégia Digital do COI. Incentiva a participação esportiva e promove os valores olímpicos, com foco especial na juventude.”
Comments