top of page

Resoluções e promessas de Ano Novo

Você vem cumprido o seu plano?


Estamos no mês de abril, 4º mês do ano de 2023, por isso, se você ainda está avançando com seus objetivos, definidos na passagem para o Ano Novo, parabéns e continue em movimento. Cerca de 95% de todas as resoluções, ou promessas, estão relacionadas à aptidão física, à perda de peso e hábitos alimentares, segundo a pesquisa Plate/Ipsos .


O que dizem os números sobre quem mantém ou desiste?


Após um ano de acompanhamento dos 1066 participantes, a pesquisa indicou que 55% das pessoas responderam que mantiveram as suas resoluções por cerca de um ano; 11% as mantiveram por pelo menos seis meses; 14% por três meses; 19% por um mês e 11% desistiram em menos de um mês.


O mesmo estudo descobriu que 45% dos americanos que fizeram alguma resolução para 2019, afirmaram ter mantido pelo menos uma, à medida que o final do ano se aproximava. Se você conseguir passar de março, terá quase dois terços de chance de persistir até dezembro.


O entusiasmo para mudanças de hábitos no novo ano, inevitavelmente, diminui com o passar dos meses. De acordo com o Foursquare, um serviço baseado em localização, as visitas à academia começam a voltar aos níveis normais em meados de fevereiro, depois da explosão de novas matrículas no início de cada ano. Há uma segunda queda, muito maior, nas visitas à academia que ocorre por volta da segunda semana de abril.


A informação interessante, e importante para o conhecimento público e profissionais da área de saúde, como nutricionista, profissionais de educação física etc., é que os participantes que receberam orientação para atingirem seus objetivos foram os mais bem sucedidos, em comparação com aqueles que decidiram sozinhos o programa a seguir (58,9% vs 47,1%).


Parou? O que fazer?


Se você está com dificualdade para manter as suas promessas, temos algumas sugestões. Em qualquer setor da vida, especificamente no mundo do fitness e da saúde, é necessário um plano, com definição clara de metas e meios.


Os obstáculos são comuns em qualquer período durante a execução do plano. Também pode ocorrer que as metas parciais não tenham sido alcançadas em determinado período, causando alguma furstração ou desânimo. Daí a pergunta: “Você vai encontrar um novo caminho ou uma desculpa?” Momentos assim, a orientação do profissional é fundamental para manter a pessoa motivada e corrigir a trajetória.


“Se você não consegue planejar, você está planejando falhar”.

Mas, a beleza do estabelecimento de metas é que você não precisa de um outro período de festas para sinalizar um novo começo - você pode se comprometer novamente com suas resoluções a qualquer momento.

O dia 1º de junho é extraoficialmente conhecido por muitos como “Dia de Recompromisso de Resolução de Ano Novo”, quando voê pode fazer um balanço de onde você está com suas resoluções e reiniciá-las.

52 visualizações

2 Comments


marcusrodrigues67
Apr 02, 2023

Acredito que o principal estímulo para uma rotina de atividade física no dia dia, tem que começar na infância. Através de atividades lúdicas, brincadeiras etc. A realidade no cenário atual é de jogos por computador, celular… e assim estamos caminhando para uma juventude cada vez mais sedentária.

Like
aldemirteles59
Apr 03, 2023
Replying to

Sim, é verdade. Estudos mostram que a prática de esportes e atividades físicas desde a infância favorece a prática contínua na fase adulta. A escola tem umpapel importante nisso.

Like
Destaques
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
    bottom of page