O concurso é promovido pela Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados.
O Concurso
A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados divulgou nessa quarta-feira (13) os resultados do VI Concurso de Artigos Científicos. Serão premiados os três primeiros colocados de três diferentes categorias, sendo elas “Esporte Educacional e Inclusão Social”, “Esporte de Rendimento e Indústria do Esporte” e “Políticas Públicas do Esporte” . Nesta edição, o concurso recebeu 73 artigos de 20 estados e do Distrito Federal. Os autores receberão certificado, medalha e a publicação do artigo, em formato eletrônico, na Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados. O objetivo do concurso é estimular e explorar o potencial da pesquisa acadêmica sobre temas do esporte nacional, identificando trabalhos de qualidade e que visem ao fortalecimento do Sistema Desportivo Nacional. A cerimônia de premiação e apresentação dos trabalhos será realizada no dia 21 de novembro, às 10h.
O Artigo e a autora
Maria Julia é Bacharela em Educação Física (2020) (ASCES-UNITA), Mestra em Educação Física (2022) pelo Programa Associado de Pos-graduação em Educação Física (PAPGEF- UPE/UFPB) e atualmente doutoranda no mesmo Programa.
Ela obteve o primeiro lugar no concurso na categoria “Esporte Educacional e Inclusão Social”. O artigo com o titulo PRÁTICA ESPORTIVA NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO: REPERCUSSÕES NA SAÚDE MENTAL DO ADOLESCENTE, teve a coautoria dos professores Dr. Gustavo Aires de Arruda e Dr. Jorge Bezerra.
O artigo teve como objetivo analisar a associação entre a prática esportiva e indicadores de saúde mental, bem como a influência de indicadores sociodemográficos nessa relação em adolescentes estudantes do ensino médio da rede pública de ensino de Pernambuco. Os dados foram coletados em 2022 em 84 escolas, com a técnica de questionário por meio do “Global School-based Student Health Survey” (GSHS), desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (WHO, 2005)
Com a amostra de 4.514 adolescentes (14 a 19 anos), Os resultados apontam associações positivas entre a prática de esporte realizada na escola e indicadores de saúde mental em adolescentes estudantes do ensino médio da rede pública de ensino de Pernambuco. Os achados do presente estudo podem contribuir para o planejamento de políticas públicas que tenham como objetivo o fomento a prática esportiva e a prevenção de problemas de saúde mental.
O Projeto ATITUDE
O artigo foi escrito a partir dos dados do Projeto Atitude: “Prática de Atividades Físicas e Comportamentos de Risco à Saúde em Estudantes do Ensino Médio no Estado de Pernambuco – Estudo de Tendência Temporal (2006-2011-2016-2022)”. O projeto é coordenado pelos professores Dr. Mauro Barros, Dr. Jorge Bezerra e Dr. João Lins Brainer, e há mais de 15 anos tem avaliado os comportamentos de saúde dos adolescentes estudantes do ensino médio da rede pública estadual. A condução do estudo e do Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde (GPES) da Universidade de Pernambuco (UPE), coordenado pelo Prof. Dr. Gustavo Aires de Arruda, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes e com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.
Veja os demais artigos premiados
Parabéns a todos os professores envolvidos no projeto, ao GPES/UPE e a Profissional de educação física Maria Júlia pela trajetória acadêmica!