top of page

Sedentarismo, os riscos para a saúde por ficar muito tempo sentado

Quantas horas sentado pode trazer riscos para a saúde?



Os riscos para a saúde de ficar muito tempo sentado


Ficar sentado durante horas por dia, sem atividade física, pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver problemas de saúde, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. Também pode afetar a qualidade do sono, a saúde mental, as habilidades físicas e cognitivas, a saúde óssea e a perda de massa muscular.

O tempo de trabalho, somado aos momentos de lazer como ler, assistir TV ou jogar jogos eletrônicos, fazem a pessoa ficar sentado por longos períodos diariamente. Sem a contrapartida de atividades físicas regulares que demandem movimento corporal e gasto energético acima dos níveis de repouso, os riscos aumentam.


O sedentarismo é um importante problema de saúde pública e relaciona-se a uma série de condições de doenças crônicas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade física insuficiente é o 4º principal fator de risco para morte e é responsável por 3,2 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Um artigo de 2017 sugere que pessoas que passam longos períodos sentadas para trabalhar, por exemplo, têm quase 1,4 vezes mais chance de morrer prematuramente após 12 anos do que aquelas que não o fazem.


Quantas horas sentado pode trazer ricos para a saúde?

Apesar dos esforços da ciência, não há uma resposta precisa e rápida para a questão de quantas horas sentado se relaciona com riscos a saúde. Isso difere entre as pessoas e pode depender de fatores como a quantidade de exercício que uma pessoa faz por dia. De acordo com a instituição Just Stand, os seguintes limiares determinam o risco de uma pessoa desenvolver problemas de saúde devido a sentar-se por horas:

Quais as consequências de ficar sentado por muito tempo?


Ficar sentado por muito tempo pode impactar o corpo de várias maneiras. Isso pode incluir:


Desconforto no musculoesquelético.

As áreas em que as pessoas podem sentir desconforto incluem: pescoço, ombros, costas, pernas, punho e mão.

Metabolismo mais lento.

O metabolismo é o processo pelo qual o corpo produz e usa a energia para as diversas atividades biológicas.

Em um artigo de pesquisa de 2021 os pesquisadores recomendam pausas ativas no trabalho para melhorar o metabolismo quando sentado por longos períodos.

Alterações no fluxo sanguíneo

De acordo com o mesmo artigo anterior, ficar sentado por muito tempo pode reduzir o fluxo sanguíneo, especialmente nas pernas, podendo levar a consequências como inchaço.

Hipertensão arterial.

Estudos associam a permanência prolongada na posição sentada à hipertensão.

Impacto sobre a saude mental

O estudo Os efeitos musculoesqueléticos e cognitivos da posição sentada prolongada durante o trabalho com computador no escritório. (em tradução livre), monitorou pessoas sentadas por 2 horas. O estudo sugere que ficar sentado por muito tempo tem um impacto negativo no estado mental percebido, nas habilidades criativas de resolução de problemas. e provocar sentimentos de exaustão


Reduzindo os efeitos de ficar sentado por longo tempo


O Centers for Disease Control and Prevention (CD) recomenda que os adultos devem se movimentar mais e permanecer menos tempo sentado ao longo do dia. Adultos que ficam sentados por menos horas e praticam atividade física, de intensidade moderada a vigorosa, são mais beneficiados quanto à saúde.

Por semana, os adultos precisam de 150 minutos de atividade física de intensidade moderada e 2 dias de atividade de fortalecimento muscular, de acordo com as diretrizes atuais de atividade física os americanos.

Embora pareça ser muito, os 150 minutos de atividade física, por semana, podem ser divididos em 30 minutos por dia, 5 dias por semana.


Dicas para movimentar-se durante o trabalho


As pessoas que trabalham em escritórios podem tentar evitar ficar sentadas por muito tempo, por exemplo:

Ter mesas para sentar e ficar de pé ou usar estações de trabalho

Alternar entre ficar em pé e sentado a cada 30 minutos

Ficar de pé durante as reuniões

Alongar-se regularmente sentado ou em pé

Caminhar para falar com um colega de tabalho, em vez de enviar mensagem eletrônica escrita ou voz.






149 visualizações

Kommentare


Destaques

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
    bottom of page